O que é a Estimulação do Córtex Cerebral?

Postado em: 02/10/2023

A Estimulação do Córtex Cerebral é uma técnica que tem o objetivo de contribuir com o alívio de dores crônicas. O conteúdo de hoje terá como base este texto, publicado no site do Dr. Bernardo de Monaco.

Para saber mais, continue sua leitura. Vamos lá?

Córtex Cerebral

O que é a estimulação do córtex cerebral?

A estimulação cortical é um procedimento que visa aliviar dores crônicas, inclusive para alguns casos de condições chamadas de intratáveis. Esse método tem sido aprimorado para contribuir para pacientes que sofrem de condições dolorosas debilitantes.

Como funciona a estimulação do córtex cerebral?

Uma das formas de estimulação cortical é a estimulação magnética transcraniana, que se destaca por ser não invasiva. No entanto, para pacientes que não respondem adequadamente a esse tipo de abordagem ou que necessitam de uma intervenção mais direta, a cirurgia de implante de eletródios cerebrais na região motora pode ser uma opção ponderada. 

Essa técnica pode ser interessante no tratamento de dores crônicas de origem central, como a dor em membro fantasma, a dor resultante de avulsão de plexo braquial, a dor pós-AVC e a neuropatia trigeminal, entre outras condições dolorosas.

A cirurgia de estimulação cortical é um procedimento que envolve a realização de uma mini-craniotomia. A neuronavegação é uma ferramenta fundamental para identificar com precisão a área do córtex cerebral que deve ser estimulada. 

O neurocirurgião utiliza um neuroestimulador cortical para aplicar estímulos elétricos na superfície do cérebro do paciente enquanto este está acordado. Essa abordagem permite mapear com precisão a área motora e identificar o alvo desejado para tratamento.

Uma das características notáveis desse procedimento é que, muitas vezes, os pacientes começam a sentir alívio da dor durante o mapeamento cerebral. As contrações involuntárias em resposta à estimulação indicam que a área-alvo foi encontrada. Assim, é possível encontrar o “ponto certo” no cérebro do paciente, onde a estimulação terá o maior impacto no alívio da dor.

Uma vez identificado o alvo desejado, o neurocirurgião implanta um ou mais eletródios no local para realizar a estimulação cerebral de forma contínua ou intermitente. Esses eletródios são conectados a um gerador semelhante a um marca-passo, que é programado para enviar estímulos ao cérebro, proporcionando alívio contínuo da dor.

Como saber se a estimulação do córtex cerebral é indicada e qual médico deve realizá-la?

Para saber se essa técnica é indicada, é importante procurar profissionais que entendam sobre o assunto. É preciso consultar conhecimentos médicos especializados para uma análise do seu caso.

A Estimulação do Córtex Cerebral é uma abordagem que tem o objetivo de promover o alívio de dores crônicas. É fundamental que os pacientes busquem um neurocirurgião funcional com experiência em tratamento de dor para a segurança e eficácia do procedimento.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. Anselmo, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também: 

Bem-vindo ao blog do Dr. Anselmo Boa Sorte


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.