Passo a passo da Cirurgia Endoscópica de coluna vertebral

Postado em: 25/10/2023

A Cirurgia Endoscópica de Coluna é uma modalidade minimamente invasiva. Ela pode ser indicada em diferentes situações.

Hoje vamos conversar sobre o passo a passo geral desse procedimento. Continue a leitura para saber mais!

O que é a cirurgia endoscópica de coluna?

A cirurgia endoscópica da coluna vertebral é uma modalidade minimamente invasiva, podendo ser indicada em diferentes casos de condições como, por exemplo, hérnias de disco, estenose espinhal e compressão nervosa. Nesse procedimento, um endoscópio é inserido através de pequenas incisões, permitindo ao cirurgião visualizar e tratar a área afetada.

A cirurgia endoscópica pode trazer vantagens. Porém, ela deve ser indicada adequadamente para cada caso.

Como saber se a cirurgia endoscópica de coluna é indicada?

É fundamental contar com orientações médicas especializadas para avaliar as indicações de qualquer procedimento, incluindo cirurgia endoscópica de coluna. Cada caso é único, e apenas especialistas podem indicar se a operação é apropriada para um paciente. A capacitação do médico para cada técnica cirúrgica também deve ser considerada sempre, seja para procedimentos minimamente invasivos ou convencionais.

Como funciona a cirurgia endoscópica de coluna?

Abaixo, descreveremos o passo a passo geral desse procedimento. Confira!

Preparação do Paciente

Antes da cirurgia, o paciente deve ser submetido a uma avaliação completa, incluindo exames de imagem, histórico médico e discussão sobre os sintomas. O médico determina se a cirurgia endoscópica é apropriada para o caso.

Anestesia

O paciente recebe anestesia geral ou local, dependendo da complexidade da cirurgia e das preferências do cirurgião.

Posicionamento do Paciente

O paciente é posicionado de maneira adequada na mesa de cirurgia para permitir o acesso à área afetada da coluna. Isso geralmente envolve a colocação do paciente de bruços.

Incisões Mínimas

O cirurgião faz uma ou várias pequenas incisões na pele, geralmente de cerca de 1 a 2 cm de comprimento, para permitir a entrada do endoscópio e de outros instrumentos cirúrgicos.

Inserção do Endoscópio

Um endoscópio é inserido através das incisões, fornecendo uma visão ampliada e iluminada da área-alvo na coluna vertebral. Isso permite ao cirurgião visualizar com precisão o problema.

Tratamento da Condição

Com a orientação do endoscópio, o cirurgião remove tecido ou corrige a anomalia na coluna, como a retirada de uma hérnia de disco ou descompressão nervosa.

Fechamento das Incisões

Após a conclusão do procedimento, as incisões são fechadas com suturas ou fita adesiva cirúrgica.

Recuperação

Os pacientes são monitorados na sala de recuperação antes de serem transferidos para um quarto. 

Acompanhamento

Após a cirurgia, os pacientes geralmente passam por um programa de reabilitação e fisioterapia para otimizar a recuperação.

Avaliação Pós-operatória

O médico acompanha o paciente em consultas de acompanhamento para avaliar o progresso, verificar a cicatrização e discutir quaisquer preocupações.

A “Cirurgia Endoscópica de Coluna” é cada vez mais popular, mas a decisão de realizá-la deve levar em conta conhecimentos médicos especializados para cada caso.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para mais informações sobre o trabalho do Dr. Anselmo, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Estimulação Cerebral Profunda (DBS): o que é e como funciona?


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.