A abordagem inicial de tratamento de dores como enxaqueca, dores crônicas da coluna vertebral e neuralgias é medicamentosa, com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Porém, nem sempre a resposta ocorre como desejado. Dores refratárias ao tratamento conservador podem ser tratadas com o suporte de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos como a Rizotomia

Esse tratamento seguro é feito a partir de punção e com o suporte de um equipamento que emite ondas de radiofrequência na região afetada. Saiba mais sobre o tema acompanhando o conteúdo a seguir!

O que é Rizotomia?

A rizotomia é uma cirurgia minimamente invasiva que realiza uma interrupção no funcionamento dos nervos sensitivos da dor de maneira temporária ou definitiva. Para isso, é feita a estimulação e, posteriormente, a queima das vias de dor por meio de radiofrequência. Dessa forma, é possível amenizar e controlar a sensação de dor.

É um processo minimamente invasivo e realizado sem cortes. O procedimento é realizado com uma agulha acompanhada de sedação leve ou anestesia local, que é inserida nas proximidades dos nervos para a interrupção do mecanismo de dor que ocorre nos nervos sensitivos.

Por dentro da agulha, é conduzido um eletrodo que transmite ondas de radiofrequência para o nervo afetado. Assim, a estrutura é queimada, o que interrompe a via de dor.

Quais são as indicações da Rizotomia?

As rizotomias são indicadas, principalmente, para os seguintes tipos de dor:

  • Dor crônica relacionada a artrose de articulações (joelhos, quadris e ombros);
  • Casos de dores crônicas na coluna vertebral;
  • Neuralgia do trigêmeo;
  • Dor por disfunção de outros nervos (glossofaríngeo, cervical);
  • Dor de cabeça de difícil controle;
  • Neuralgia pós-herpética.

 

Como é o pós-operatório da Rizotomia?

A RIZOTOMIA é realizada em centro cirúrgico, sendo um procedimento minimamente invasivo e durando, em média, 45 minutos. A liberação para casa ocorre em 3 horas após a intervenção.

É necessário repouso relativo por alguns dias, o que demanda evitar a realização de tarefas domésticas e esforços físicos. Caso você trabalhe em escritório, pode retomar as atividades laborais após 2 dias.

Destacamos que a Rizotomia é uma punção, ou seja, utiliza a introdução de uma agulha em uma via. Logo, não há cortes e pontos.

 

 

Quais são os benefícios da Rizotomia?

A Rizotomia envolve um risco muito ínfimo de complicações de lesão do nervo, o que é raro, especialmente quando ela é realizada por um profissional experiente e competente. É um tratamento minimamente invasivo, com menos tempo de internação, uso de anestesia local e com aplicação de equipamentos de alta tecnologia.

Devido ao fenômeno de formação de “vias paralelas” de dor e reparo dos nervos lesionados, que pode ocorrer de 6 a 24 meses após a cirurgia, o quadro pode retornar. Sendo assim, pode ser necessária a repetição  do procedimento. De todo modo, não há problema em repetir a Rizotomia e ela também não contraindica outros tipos de intervenção.

O Dr. Anselmo Boa Sorte é um neurocirurgião especialista em dor experiente e qualificado, trabalhando com muita dedicação e empenho na recuperação de seus pacientes. Ele realiza Rizotomia e uma série de outros procedimentos. Entre em contato e agende a sua consulta!