DREZ é uma região da medula espinhal que pode ser lesionada cirurgicamente para o Tratamento de Dor Crônica. Essa modalidade de neurocirurgia pode proporcionar bons resultados quando é feita por um neurocirurgião experiente. O procedimento é realizado após uma avaliação criteriosa e pode ser indicado para tratar diversos tipos de dor, como a neuropática e a lesão e a avulsão do plexo braquial. Saiba mais a seguir!
Como é o mecanismo de funcionamento da dor crônica?
A dor aguda é uma resposta fisiológica a uma lesão. Primeiramente, ocorre um estímulo doloroso, como um acidente, trauma, fratura ou patologia. O estímulo é captado pelas terminações nervosas dos neurônios e conduzido pelos nervos até a medula espinhal. Em seguida, sobem e são conduzidos ao cérebro, onde o paciente toma conhecimento da dor. A dor aguda é intensa e tem curta duração.
Algumas pessoas continuam a sentir dor mesmo após o cessar do estímulo doloroso e da lesão, ou seja, com a retirada da causa. A condição se caracteriza pela desregulação das fibras nervosas e células encarregadas de enviar os estímulos de dor para o cérebro. Assim, podemos dizer que a dor crônica promove uma ampla sensibilização do sistema nervoso do paciente.
A estimulação repetitiva da dor pode gerar modificações nas estruturas de células nervosas e fibras, o que é conhecido como remodelação, além de causar a grande atividade dessas estruturas. O resultado disso é que o paciente sente dor com estimulações que normalmente não seriam dolorosas.
A dor crônica pode ser recorrentemente acompanhada de cansaço, dificuldade para dormir, perda de libido e apetite e diminuição do peso. A via de tratamento inicial é a conservadora, ou seja, por meio de medicamentos. Mas, quando essas técnicas falham, busca-se o TRATAMENTO DE DOR CRÔNICA por meio de procedimentos cirúrgicos.
O que é DREZ?
DREZ (Dorsal Root Entry Zone) é uma sigla em inglês que define a zona de entrada da raiz dorsal na região da medula espinhal. Trata-se da região onde entram os nervos responsáveis pela sensibilidade, e que carregam o estímulo doloroso. Esse local também é chamado trato de Lissauer ou corno posterior da medula espinhal.
Alguns tipos de dores crônicas melhoram, ou reduzem, quando é feita a lesão dessa zona de entrada.
O procedimento nessa região, também conhecido como Tractotomia de Lissauer, causa uma lesão na zona de entrada da raiz dorsal, visando a melhora da dor crônica intratável. A cirurgia de DREZ é realizada com auxílio de um microscópico neurocirúrgico e a lesão da zona pode ser realizada com o suporte de lâmina de bisturi, pinça bipolar, laser ou radiofrequência.
Algumas das condições em que esse processo é indicado são as seguintes:
Lesão e avulsão de plexo braquial;
Dor Pós-Herpes Zóster;
Dor neuropática;
Dor após traumas na medula espinhal;
Dor no membro fantasma;
Neuralgia facial atípica;
Espasticidade refratária à medicação.
O tratamento de dor crônica inicialmente é realizado pela via medicamentosa e, com o insucesso dessa terapia, recorre-se às cirurgias, como é o caso da lesão da entrada da raiz dorsal da medula. O procedimento é bastante seguro e é realizado com o objetivo de promover maior qualidade de vida para o paciente.
Destaca-se que, para realizar o Tratamento de Dor Crônica por meio da cirurgia de DREZ ou tractotomia de Lissauer, é indispensável contar com um médico capacitado e experiente. O Dr. Anselmo Boa Sorte é um neurocirurgião funcional, que trabalha com muita dedicação, empenho e acolhimento para oferecer o melhor tratamento para os seus pacientes. Entre em contato e agende a sua consulta!