O Tremor Essencial é uma doença neurológica que pode tornar movimentos como utilizar talheres, amarrar cadarços e escrever muito difíceis. O usual é o quadro permanecer a níveis moderados, mas ele tende a se agravar com o envelhecimento, sendo que pode começar a surgir no paciente adulto jovem. Apesar do risco de ser confundido com a doença de Parkinson, apresenta diversos pontos de diferença com a doença. Entenda mais sobre o tremor essencial acompanhando o conteúdo a seguir!

Tremor Essencial

O que é Tremor Essencial?

O Tremor Essencial (TE) é uma doença neurológica que provoca um tremor incontrolável no paciente. 

A condição acomete o movimento de diferentes partes do corpo, especialmente das mãos, braços, cabeça, laringe (caixa de voz), língua e queixo. A origem do tremor essencial é desconhecida. Entretanto, admite-se que a condição seja resultado de uma anomalia dos canais iônicos dos neurônios, o que pode alterar profundamente a função elétrica cerebral.

Quando essas alterações afetam o tálamo (parte central do cérebro que está relacionada com o controle das atividades musculares e movimentos), o tremor essencial se desenvolve. 

Qual a diferença entre Tremor Essencial e Parkinson?

O tremor essencial tem causa desconhecida, enquanto a doença de Parkinson tem fisiopatologia já mapeada na degeneração da substância negra do mesencéfalo, que danifica a produção de dopamina. O Parkinson tem sintomas como rigidez, lentificação do movimento, dificuldades gastrointestinais e marcha característica do paciente parkinsoniano, o tremor essencial tem como sinal apenas o tremor de origem obscura e de nível primário.

Lembrando que os tremores de nível secundário são causados por doenças subjacentes. O ponto em comum do Parkinson e o temor essencial são os movimentos involuntários e repetitivos de tremor. Porém,os outros sintomas do Parkinson contribuem na diferenciação diagnóstica.

Quais são os tratamentos do tremor essencial?

Boa parte dos pacientes com tremor essencial controlam os sintomas com mudanças no estilo de vida e orientações. Quando os sintomas começam a atrapalhar o paciente durante as atividades do cotidiano, surge a necessidade de um tratamento neurológico. 

A abordagem terapêutica inicial é baseada em medicações para controle dos tremores. Nos pacientes que não respondem bem ao tratamento medicamentoso, ou seja, que são refratários à medicação, pode-se utilizar a neuromodulação como alternativa.

A neuromodulação é um conjunto de tecnologias para intervir na atividade neurológica. Por meio de dispositivos tecnológicos implantados no organismo, realiza-se a emissão controlada de impulsos elétricos para a modulação da atividade neuronal.

Nesse contexto, a opção mais viável nos casos de TREMOR ESSENCIAL é a Estimulação Cerebral Profunda (DBS, que significa Deep Brain Stimulation), que apresenta excelente resposta. Na neuromodulação, os dispositivos podem ser implantados na medula, córtex ou regiões periféricas. Como a central de controle do movimento está no interior do cérebro, ocorre uma melhor resposta com o marca-passo cerebral, ou seja, o dispositivo de DBS.

O Dr. Anselmo Boa Sorte é neurocirurgião funcional e realiza o diagnóstico e tratamento de Tremor Essencial. Dedicado e experiente, o especialista é muito preocupado em oferecer boas opções e tratamentos de qualidade ao paciente, além de trabalhar de forma acolhedora e humanizada. Entre em contato e agende a sua consulta!