Quais são as condições que podem ser tratadas com DBS

Postado em: 09/10/2023

A DBS (Estimulação Cerebral Profunda, em português) é um tratamento que pode ser aplicado em diferentes casos de distúrbios neurológicos. Entre seus objetivos, estão o controle de sintomas e a contribuição para o bem-estar.

Hoje vamos comentar com mais detalhes sobre o assunto. Tenha uma boa leitura!

DBS

O que é a DBS?

O tratamento com Estimulação Cerebral Profunda (DBS) é uma terapia neurocirúrgica usada para tratar distúrbios neurológicos. Ele envolve a implantação de eletrodos no cérebro, que são conectados a um dispositivo gerador de pulsos implantado sob a pele, semelhante a um marca-passo cardíaco.

Esses pulsos regulam a atividade neural anormal, com objetivo de aliviar sintomas. Existem diferentes técnicas de DBS, sendo que a escolha varia de acordo com particularidades de cada caso. A capacitação de cirurgião para cada método também deve ser averiguada.

Quais são exemplos de condições em que a DBS pode ser indicada?

A Estimulação Cerebral Profunda (DBS) pode ser indicada em casos de diferentes condições neurológicas. Separamos a seguir alguns exemplos.

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é um distúrbio que causa tremores, rigidez e dificuldades de movimento. Os eletrodos são implantados nas áreas cerebrais afetadas, como o globo pálido ou o núcleo subtalâmico, para ajudar a controlar os sintomas motores, com o objetivo de que os pacientes recuperem um melhor controle motor.

Distonia

A distonia é um distúrbio do movimento caracterizado por contrações musculares involuntárias que resultam em movimentos repetitivos e posturas anormais. A DBS pode ser indicada para tratar distonias primárias ou secundárias, com eletrodos implantados na região do globo pálido ou do tálamo, com o objetivo de aliviar os sintomas.

Tremor Essencial

O tremor essencial é uma condição que pode causar tremores involuntários nas mãos, cabeça e outras partes do corpo. A DBS pode ser indicada para o tálamo ventral intermediário para atuar nos circuitos responsáveis pelo tremor, com objetivo de reduzir ou eliminar sintomas.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

Embora não seja tão comum quanto em outras condições, o DBS também pode ser indicado para tratar o TOC grave. Os eletrodos são implantados no núcleo accumbens ou no cingulado anterior, ajudando a regular as áreas cerebrais envolvidas no TOC e a aliviar os sintomas obsessivos e compulsivos.

Esses são apenas alguns exemplos de condições em que a “DBS” pode ser indicada.

Como saber se a DBS é indicada para cada pessoa?

Comentamos sobre algumas das condições em que a DBS pode ser indicada. Para saber se esse tratamento é recomendado para cada pessoa, porém, é preciso buscar conhecimentos médicos especializados, para uma análise de cada indivíduo.

Agora você conhece alguns exemplos de condições em que a “DBS” pode ser indicada. O tratamento deve ser sempre personalizado.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. Anselmo, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!