Neuromodulação para o tratamento da dor neuropática

Postado em: 23/10/2023

A Neuromodulação é uma modalidade de técnicas, sendo que cada uma tem suas próprias características particulares. Hoje vamos conversar sobre essa área em tratamentos de dor neuropática. 

Vamos conversar sobre alguns métodos existentes. Continue a leitura para saber mais!

Neuromodulação

O que é a neuromodulação?

A Neuromodulação é uma abordagem terapêutica que visa modificar a atividade do sistema nervoso para tratar uma variedade de condições médicas. Isso é feito através da aplicação de estímulos elétricos, magnéticos ou químicos direcionados a áreas específicas do cérebro, medula espinhal ou nervos periféricos. 

Essa modalidade tem mostrado eficácia em tratamentos de distúrbios neurológicos, como dor neuropática, epilepsia e a doença de Parkinson, podendo também ser interessante em alguns casos de outros tipos de condições, como depressão e transtorno obsessivo-compulsivo. 

Quais as opções de neuromodulação para dor neuropática?

A dor neuropática é uma condição caracterizada por desconforto crônico. A neuromodulação oferece várias opções de tratamento, até mesmo para certos casos difíceis de tratar. Aqui estão algumas das principais abordagens de neuromodulação para o tratamento de dor neuropática.

Estimulação Elétrica do Nervo Periférico (PNS)

Nessa técnica, eletrodos são implantados perto dos nervos afetados para enviar impulsos elétricos controlados. Isso pode interromper sinais de dor que viajam pelos nervos, proporcionando alívio a pacientes com dor neuropática localizada.

Estimulação da Medula Espinhal (SCS)

Um implante de eletrodos na medula espinhal permite que o paciente controle a intensidade da estimulação elétrica. A SCS pode ser interessante, por exemplo, em tratamentos de dor neuropática crônicas em áreas mais abrangentes do corpo.

Estimulação Cerebral Profunda (DBS)

Esta técnica envolve a inserção de eletrodos no cérebro e é frequentemente usada para tratar dor neuropática central, como aquela associada à síndrome da dor regional complexa.

Estimulação do Nervo Vago (VNS)

VNS pode ser usado para tratar dores neuropáticas associadas a condições como a enxaqueca crônica. Ele funciona estimulando o nervo vago no pescoço, que se conecta ao cérebro.

Estimulação do Nervo Trigeminal

Essa opção é usada para tratar dores neuropáticas na face e na cabeça, como a neuralgia do trigêmeo. Eletrodos são implantados perto do nervo trigeminal para interromper impulsos de dor.

Estimulação Periférica do Campo Profundo (P-DCS)

Essa é uma técnica mais recente que envolve a aplicação de estimulação elétrica a áreas específicas da pele, ajudando a modular a dor neuropática.

A “Neuromodulação” é uma abordagem interessante no tratamento de diversos casos de dor neuropática, A escolha da técnica depende da localização e gravidade da dor, bem como das necessidades individuais do paciente. É essencial que a avaliação cuidadosa e a orientação médica adequada sejam parte integrante do processo de escolha do tratamento.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. Anselmo, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!

Leia também/

Como se preparar para a cirurgia de DBS


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.