O que faz um neurocirurgião

Postado em: 26/01/2023

A neurocirurgia é uma especialidade médica que conta com muitas subáreas. O Neurocirurgião, ao longo de seu trabalho e formação, tende a focar em determinado campo e se aprofundar nele progressivamente. O artigo de hoje apresenta a você um pouco mais da neurocirurgia e da atuação do especialista nessa área. Veja mais a seguir!

O que faz um Neurocirurgião?

O Neurocirurgião é o médico especialista que atua no tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, estando habilitado na realização de cirurgias. A residência de Neurocirurgia é de acesso direto, mas ela também tem maior duração devido à grande complexidade dos tratamentos realizados.

Quais são as subespecialidades da neurocirurgia?

A neurocirurgia conta com várias subespecialidades, que apresentaremos a seguir. Veja mais: 

Neurocirurgia pediátrica

Acompanhamento neurocirúrgico da criança e do adolescente, que deve ser especialmente cuidadoso. A fisiologia do sistema nervoso da criança e a do paciente em fase de crescimento apresenta particularidades, devido a maior neuroplasticidade. Como o cérebro está em formação, há períodos críticos, com janelas de oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e cognição.

Neurocirurgia endovascular

As patologias neurovasculares, como acidente vascular cerebral, aneurisma e malformações vasculares, podem ser tratadas pela modalidade cirúrgica endovascular dependendo das particularidades do caso. A neurocirurgia endovascular intervém nas doenças por dentro dos vasos sanguíneos, com apoio de instrumentos especiais, como cateter, balões e stents. Os tratamentos endovasculares são menos invasivos e proporcionam uma recuperação mais rápida para o paciente.

Neurocirurgia oncológica

Os tumores neurológicos se formam com a multiplicação de células doentes, nos diferentes componentes do sistema nervoso, podendo ser benignos ou malignos. O tumor pode ser primário ou resultante do espalhamento do câncer de outras regiões (metástase). A neurocirurgia oncológica trabalha com o tratamento cirúrgico dos tumores cerebrais e do sistema nervoso. 

Neurocirurgia de coluna

Muitas pessoas pensam que o único especialista responsável por operar a coluna é o ortopedista. Na realidade, o neurocirurgião também opera a coluna, especialmente porque essa estrutura protege a medula espinhal, que concentra um grande número de nervos e os encaminha para o cérebro.

Neurocirurgia de trauma e UTI

O neurocirurgião de trauma e UTI trabalha no pronto atendimento e emergência na assistência ao paciente que sofreu lesões, acidentes ou quadros que precisam de tratamento neurocirúrgico imediato.

Neurocirurgia Funcional

NEUROCIRURGIÃO funcional é o especialista que cuida de pacientes com patologias que comprometem a função, como transtornos do movimento (mal de Parkinson, espasticidade, distonia, neuralgia do trigêmeo, síndrome de Tourette, espasmo hemifacial), dor crônica e doenças da coluna.

A neurocirurgia funcional também trabalha com tecnologias que podem proporcionar suporte a pacientes contribuindo na maior organização do sistema nervoso. É o caso da neuromodulação, uma técnica que engloba a implantação de dispositivos que emitem impulsos elétricos na medula, no cérebro ou nervos periféricos. Esses tratamentos podem ser usados para controlar dor crônica ou auxiliar na relativa melhora de transtornos do movimento. 

O neurocirurgião pode se subespecializar em diversos campos sendo essencial na profissão o aprimoramento contínuo. Continue acompanhando o Blog do Dr. Anselmo Boa Sorte, pois em breve teremos novos materiais!


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.