Benefícios do tratamento de doenças neurológicas com DBS

Postado em: 11/10/2023

A DBS (Estimulação Cerebral Profunda) pode visar diferentes benefícios quando indicada em um tratamento neurológico. Seu objetivo pode ser oferecer alívio de sintomas para os pacientes, por exemplo.

Hoje vamos comentar com mais detalhes esse assunto. Tenha uma boa leitura!

DBS

O que é a DBS?

O tratamento com Estimulação Cerebral Profunda (DBS, sigla em inglês para Deep Brain Stimulation) é uma terapia médica inovadora que envolve a implantação de eletrodos em áreas específicas do cérebro para tratar uma variedade de condições, como a doença de Parkinson, distonia, tremores essenciais e transtorno obsessivo-compulsivo.

Esses eletrodos são conectados a um dispositivo gerador de pulsos implantado sob a pele, que emite estímulos elétricos regulares para modular a atividade cerebral anormal. A DBS tem se mostrado como uma opção de tratamento para alguns pacientes que não respondem adequadamente a terapias convencionais. Apesar disso, ela requer uma avaliação cuidadosa para analisar se é realmente indicada em cada caso.

Como saber se a DBS é indicada?

Para saber se a Estimulação Cerebral Profunda é indicada em cada caso, é preciso buscar médicos especializados para uma análise personalizada da situação. É importante procurar profissionais que conheçam bem sobre o assunto e que também entendam que cada caso é único.

Quais benefícios a DBS visa promover?

Aqui estão alguns exemplos dos benefícios que a DBS pode visar, Confira!

Alívio de Sintomas

A DBS pode ser indicada, por exemplo, visando o controle de uma variedade de sintomas, como tremores, rigidez, lentidão de movimentos e discinesias associadas à doença de Parkinson. No exemplo do tratamento de distonia, ela pode ter um objetivo de aliviar espasmos musculares dolorosos e posturas anormais.

Redução do Uso de Medicamentos

Para muitos pacientes, a DBS permite uma redução significativa na dependência de medicamentos, que muitas vezes causam efeitos colaterais indesejados. Isso reduz riscos associados ao uso prolongado de certos medicamentos.

Ajustabilidade

Uma vantagem do DBS é sua capacidade de ser ajustada. Os médicos podem personalizar a estimulação.

Versatilidade

Além da doença de Parkinson e distonia, o DBS tem mostrado potencial em outros cenários, como casos de epilepsia, transtorno obsessivo-compulsivo e depressão resistente ao tratamento. Isso amplia seu escopo de aplicação.

Em geral, a “DBS” (Estimulação Cerebral Profunda) é uma técnica terapêutica que visa diversos benefícios para uma série de tratamentos neurológicos. É interessante conversar sobre ela com profissionais que entendam do assunto.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para ter informações sobre o trabalho do Dr. Anselmo, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!