O que é Espasticidade?
A espasticidade muscular é um transtorno de movimento caracterizado por rigidez, tensão, aumento do tônus, aumento dos reflexos dos tendões e incapacidade de controlar os músculos.
A espasticidade geralmente está relacionada a alguma doença que cause lesão do sistema nervoso, levando a um desequilíbrio dos neurônios motores, como: acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, lesão da medula espinhal, esclerose múltipla, entre outros.
Quais são os tratamentos para a Espasticidade?
Como tratamento para a espasticidade muscular, é possível citar:
Bloqueio muscular com toxina paralisadora
A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e atua diretamente nos terminais nervosos do encontro entre nervos e músculos, inibindo a ação do neurotransmissor acetilcolina. A acetilcolina é o principal agente que ativa a contração muscular. Dessa forma, a toxina tem o efeito de amenizar o descontrole, a rigidez e tensão dos músculos.
DREZ (Dorsal root entry zone)
A zona de entrada de entrada da raiz dorsal da medula espinhal engloba uma concentração de uma série de nervos sensitivos que atravessam a região e são encaminhados para o cérebro. A cirurgia de DREZ, também chamada de Tractotomia de Lissauer consiste na realização de uma lesão na zona de entrada da raiz dorsal, de forma a bloquear o envio de estímulos de dor para o encéfalo.
Rizotomia dorsal seletiva
Rizotomia é uma cirurgia minimamente invasiva realizada sem a necessidade de cortes. Utiliza-se uma agulha que é inserida nas proximidades dos nervos sensitivos, com a realização da queima dessas estruturas por meio de radiofrequência. Dentro da agulha é conduzido um eletrodo por onde é conduzida a energia que destroi o nervo afetado e interrompe o mecanismo de dor.
Estimulação Cerebral Profunda (DBS)
DBS significa Deep Brain Stimulation, estimulação cerebral profunda em inglês. O DBS é um dispositivo de neuromodulação que emite impulsos elétricos no interior do cérebro, o que contribui para organizar a atividade neuronal e controlar sintomas de transtornos do movimento. No geral, ele é implantado nas regiões cerebrais responsáveis pela coordenação e controle da movimentação.
O circuito do DBS conta com um gerador de energia que é implantado no tórax, o fio condutor e o eletrodo que realiza a emissão de impulsos elétricos. Essa tecnologia de neurocirurgia funcional é utilizada para tratar quadros como mal de Parkinson e ESPASTICIDADE.
O Dr. Anselmo Boa Sorte é neurocirurgião funcional e trabalha com muita dedicação e empenho para a recuperação de seus pacientes. Ele realiza uma série de tratamentos para a Espasticidade, buscando promover a melhora funcional e o ganho de qualidade de vida da pessoa atendida. Entre em contato e agende sua consulta!