A Síndrome de Tourette é um distúrbio que afeta as funções neurológicas de uma pessoa, podendo trazer problemas nos campos sociais e profissionais. A principal característica desse transtorno é a manifestação incontrolável de tiques nervosos e comportamentos motores e vocais involuntários. 

Apesar de não haver uma explicação científica sobre a verdadeira origem da Tourette, acredita-se que ela se desenvolva por alguns fatores: psicológicos, alterações dos núcleos da base relacionados a movimentos e humor, e questões genéticas. Saiba mais sobre o transtorno acompanhando o conteúdo a seguir!

Síndrome de Tourette

Quais são os sintomas da Síndrome de Tourette?

A SÍNDROME DE TOURETTE se manifesta principalmente em tiques. Os tiques nervosos são movimentos musculares de nível repentino, repetitivos, rápidos, involuntários e, muitas vezes, descontextualizados. Podem envolver manifestações vocais, tendem a surgir na infância e se manifestam por um período maior que um ano.

Os tiques podem variar em modalidade, recorrência e intensidade, dependendo da influência de estresse, ansiedade e manifestações emocionais. Tiques podem ser, por exemplo:

  • Caretas;
  • Movimentações da cabeça e ombros;
  • Gestos com as mãos;
  • Manifestações bruscas vocais, como vociferar ou grunhir;
  • Imitar pessoas;
  • Realizar gestos sexuais;
  • Manifestar obscenidades;
  • Repetir palavras;
  • Dizer insultos a determinado grupo ou etnia;
  • Bufar;
  • Fungar;
  • Gestos com as mãos.

Alguns tiques apresentam significado em contextos sociais, mas eles não são realizados de forma intencional. A síndrome de Tourette pode provocar grande sofrimento emocional no paciente quando ocorre de forma muito grave, mas também pode se manifestar de forma um pouco menos intensa, o que deve ser avaliado pelo especialista.

Quais são os tratamentos da Síndrome de Tourette?

Os principais tratamentos para síndrome de Tourette envolvem medicação e terapia com psicólogo. É muito importante o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar e também uma investigação apurada sobre questões psicossociais que influenciam a manifestação dos tiques nervosos.

Às vezes, a Síndrome de Tourette pode alcançar níveis incapacitantes e a resposta à medicação é de pouca efetividade, em vista dos possíveis efeitos colaterais dos remédios. Para aqueles pacientes que apresentam maior dificuldade no convívio social e não respondem aos tratamentos convencionais, recomenda-se a técnica DBS como tratamento.

O DBS (Deep Brain Stimulation, que em inglês significa estimulação cerebral profunda) é um dispositivo implantado no cérebro baseado na tecnologia de neuromodulação.  O aparelho é conectado a uma bateria e emite pulsos elétricos, contribuindo na modulação da atividade neuronal. O DBS pode auxiliar no controle da síndrome de Tourette, proporcionando condições para o ganho de qualidade de vida e melhora das manifestações incapacitantes no quadro. Assim, contribui com a vida funcional e pode reduzir dificuldades em casa, nos estudos e no ambiente de trabalho.

O Dr. Anselmo Boa Sorte é neurocirurgião funcional, especialidade que trata de pacientes com quadros que comprometem a vida funcional. O especialista realiza a implantação do DBS para pacientes com Síndrome de Tourette. Ele faz um trabalho cuidadoso e dedicado, com uma investigação apurada para identificar se a solução é adequada às necessidades do paciente e trabalha com suporte de outros profissionais, abordando o sujeito de forma integral. Entre em contato e agende a sua consulta com o Dr. Anselmo Boa Sorte!