A coluna vertebral é um conjunto de ossos encadeados e unidos por um anel cartilaginoso que amortece os impactos. A estrutura protege os nervos e a medula espinhal, sustenta a estrutura corporal e permite a realização de nossos movimentos, com a flexão e a extensão. Quando a coluna vertebral é afetada por alguma doença, como hérnia, fratura, doenças degenerativas, desalinhamento (espondilolistese) e estreitamento (estenose) podem ocorrer diversos sintomas como dor intensa e perda de capacidade motora. Nesse contexto, a Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva é um tratamento altamente seguro e com rápida recuperação. Saiba mais!

O que é a Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva?

A cirurgia de coluna minimamente invasiva tem como objetivo solucionar os problemas de coluna vertebral sem a utilização de métodos agressivos. Ou seja, os cortes e incisões feitos nessas cirurgias são muito menores do que nos processos tradicionais, pois utiliza-se técnicas e equipamentos modernos no suporte à operação.

Essas cirurgias reduzem as complicações relacionadas aos procedimentos de coluna vertebral. Dessa forma, há menos sangramento, menor dor no pós-operatório e melhor e mais rápida cicatrização . Como consequência, o risco de infecções hospitalares também diminui de forma bastante relevante. Veja alguns exemplos de cirurgia de coluna minimamente invasiva a seguir:

  • Infiltrações: É um procedimento ambulatorial de injeção de medicações em pontos específicos da coluna para o controle da dor.
  • Endoscopia de coluna: É uma cirurgia minimamente invasiva que utiliza um equipamento com câmera para visualizar o interior da coluna e fazer a descompressão cirúrgica de pontos de dor.
  • Artrodese para fratura: É uma cirurgia de coluna que utiliza o artroscópio, um equipamento com câmera para realizar intervenções com uma visualização nítida das estruturas internas da coluna e a correção das fraturas.
  • Cifoplastia: Modalidade cirúrgica que é utilizada no tratamento de fraturas, por meio do uso de cimento ósseo e balões ortopédicos.
  • Rizotomia: Cirurgia que interrompe o funcionamento das vias de dor, pela queima desses canais com radiofrequência.

Cirurgia de coluna minimamente invasiva

Como funciona a técnica de Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva com endoscópio?

A cirurgia por endoscopia é um procedimento minimamente invasivo, em que o cirurgião realiza uma pequena incisão na pele de 4 a 6 milímetros, na parte posterior ou lateral das costas ou pescoço, na altura da região da coluna afetada.

Nesta incisão é introduzido o aparelho denominado endoscópio, que permite a visão perfeita das estruturas internas com uma câmera de vídeo de alta resolução, que é transmitida para um monitor. A operação pode ser realizada sob anestesia local com sedação ou geral, a depender de cada caso. Não há sangramento significativo e o paciente geralmente volta para casa no dia seguinte.

 

 

Como é o pós-operatório da cirurgia de coluna minimamente invasiva?

A recuperação de uma CIRURGIA DE COLUNA MINIMAMENTE INVASIVA é mais rápida e menos dolorosa. A maioria dos pacientes recebe alta de 1 a 5 dias após o procedimento. Para as cirurgias de hérnia simples realizadas com técnicas minimamente invasivas, o paciente costuma voltar a andar no mesmo dia, recebendo alta entre 24 e 48 horas.

Em alguns casos, os pacientes podem precisar de algum tempo de reabilitação/fisioterapia antes de ir para casa. De todo modo, a reabilitação com fisioterapia será necessária, mesmo após a alta, para a qualidade do desfecho da cirurgia de coluna.

Nos primeiros dias de pós operatório, ainda no hospital, a reabilitação é importante para melhorar o controle da dor e acelerar a recuperação. Nas semanas e meses subsequentes, a fisioterapia vai ter um importante papel para fortalecer a musculatura que sustenta a coluna vertebral.

Um neurocirurgião de coluna, especialmente com especialização em dor, gerencia esse processo junto com fisioterapeuta, realizando os apontamentos dos músculos e regiões que precisam ser melhor trabalhados e reforçados. O objetivo desse esforço conjunto é o controle mais acelerado da dor, promoção de melhor recuperação e para que haja um retorno mais rápido às atividades.

Destacamos que, culturalmente, em diversos  estados do nosso país, é recorrente a ideia de que somente o ortopedista trata da coluna. Na realidade, também o neurocirurgião cuida da coluna e esses profissionais podem, inclusive, contar com o suporte um do outro, para um melhor desenvolvimento do tratamento.

O Dr. Anselmo Boa Sorte é neurocirurgião de coluna e especialista em dor. Ele realiza Cirurgia de Coluna Minimamente Invasiva e trabalha com muita dedicação, acolhimento e empenho para a boa recuperação dos seus pacientes. Entre em contato e agende a sua consulta!