A Estimulação do Nervo Vago (VNS) é utilizada, principalmente, no tratamento de epilepsia farmacorresistente, mas ela também pode ser benéfica em pacientes com depressão refratária a medicamentos. O comprometimento funcional dessas patologias é evidente e pode agregar muitas dificuldades e perda de qualidade de vida. Com a VNS por neuromodulação, pode-se obter uma melhora significativa. Saiba mais sobre o tema a seguir!

O que é o nervo vago?

O nervo vago ou décimo par craniano é um nervo sensitivo que tem fibras que conduzem sinais do corpo para o sistema nervoso central (SNC) e do SNC para o organismo. O curso do nervo vago envolve o tronco encefálico, pescoço, tórax na região da traqueia e esôfago e cavidade abdominal, inervando localidades como coração, laringe e faringe e o sistema digestivo.

O que é a estimulação do Nervo Vago?

A estimulação do nervo vago consiste em um conjunto de técnicas para, de alguma forma, promover o estímulo desse nervo, o que inclui modalidades manuais e cirúrgicas. Exercícios de respiração, yoga e aeróbicos, por exemplo, oferecem benefícios de relaxamento e melhora da cognição devido à influência direta sobre o nervo vago nas regiões cardíaca e respiratória.

É conhecido também o papel da massagem e compressão na região da carótida e pescoço para estabilizar crises de epilepsia. Assim, essa intervenção manual também é considerada uma ESTIMULAÇÃO DO NERVO VAGO.

A estimulação do nervo vago também pode ser realizada por um dispositivo programável e que é implantado no corpo por neurocirurgia, procedimento que é realizado pelo neurocirurgião funcional.

Como funciona a cirurgia de implante de Estimulação do Nervo Vago?

A estimulação do nervo vago por meio de cirurgia é realizada com o implante de um dispositivo programável que emite pulsos. O gerador de pulsos é colocado na região esquerda e superior do tórax ou na margem da axila esquerda. O fio é conectado à região do nervo vago médio da região do pescoço.

Coloca-se também um dispositivo de programação sob a pele. Em seguida, o especialista realiza a programação do equipamento, que funciona de forma constante, mas pode ser desligado com uso de ímã. O dispositivo de estimulação também pode ser desligado pelo aparelho programador.

 

Quais são os riscos e efeitos adversos da cirurgia de Estimulação do Nervo Vago?

Os possíveis efeitos adversos da estimulação do nervo vago por cirurgia ocorre devido ao efeito da ação dos pulsos elétricos e inclui rouquidão, e podem ocorrer em órgãos que o nervo vago inerva. Podem se manifestar quadros como dificuldade na deglutição, dispneia, cervicalgia, tosse e mudanças na voz. De todo modo, o médico acompanha o paciente cuidadosamente, para auxiliá-lo no controle dos sintomas e na tolerância. A cirurgia é considerada simples porque não envolve abertura da caixa craniana.

O Dr. Anselmo Boa Sorte é neurocirurgião funcional e trabalha com muita dedicação e empenho para auxiliar seus pacientes no tratamento de dor e doenças como a epilepsia. Ele faz a implantação de dispositivo de Estimulação do Nervo Vago, realizando uma avaliação cuidadosa e oferecendo todo o suporte necessário ao paciente. Entre em contato e agende a sua consulta!