O tratamento primário da cefaleia é medicamentoso. A maioria dos subtipos responde bem à combinação de terapia abortiva (para interromper a crise), com terapia preventiva (evitar que a crise apareça). Porém, mesmo com a combinação de tratamentos, alguns pacientes apresentam dores refratárias, persistentes, com importante impacto na qualidade de vida. Para esses casos existem opções como tratamentos menos invasivos realizados no consultório, até cirurgias minimamente invasivas e neuromodulação, com a Estimulação do Nervo Occipital.

A estimulação do nervo occipital para cefaleia e enxaqueca é um tratamento desenvolvido na década de 1990, sendo seguro e reconhecido. Saiba mais sobre o tema acompanhando o conteúdo a seguir!

O que é o nervo occipital e qual sua função?

Occipital é o osso da região atrás (em anatomia, essa área é denominada posterior) e inferior do crânio. O nervo occipital é uma estrutura formada por múltiplos nervos que se desmembra do topo da medula e é responsável pela sensibilidade da parte posterior do crânio e das orelhas.

 

O que é a Estimulação do Nervo Occipital?

A estimulação do nervo occipital é uma técnica de neuromodulação em que o neurocirurgião implanta um dispositivo elétrico na região do nervo occipital. Esse aparelho emite pulsos que reduzem a atividade desse nervo, de forma a controlar e amenizar a dor.

A estimulação do nervo occipital é realizada com um circuito, formado por uma bateria, um fio condutor e o equipamento. Com a energia gerada pela fonte, o dispositivo emite impulsos constantes, provocando uma sensação de formigamento que mascara a dor e bloqueia o envio dos impulsos dolorosos para o cérebro.

 

Quais são as indicações de tratamento da dor crônica de cabeça com Estimulação do Nervo Occipital?

A ESTIMULAÇÃO DO NERVO OCCIPITAL é indicada para o tratamento de diversos tipos de dores de cabeça. No geral, esse tratamento é indicado quando a terapia medicamentosa não apresenta resultados consistentes. Veja a seguir as indicações:

  • Cefaleia crônica, que pode ser gerada por motivos diversos como excesso de analgésicos, pós-trauma, infecção cerebral, neuralgia occipital, aumento ou queda da pressão intracraniana e inflamação nos vasos sanguíneos da cabeça;
  • Cefaleia recorrente sem causa esclarecida (denominada cefaleia primária crônica);
  • Enxaqueca intratável;
  • Cefaleia que é proveniente do pescoço (cervicogênica);
  • Cefaleia em apenas um lado da cabeça que é persistente;
  • Cefaleia em salvas;
  • Dor crônica pós herpes-zóster;
  • Dor de cabeça tensional.

Como é a recuperação da cirurgia de implantação do estimulador do nervo occipital?

A cirurgia de implantação do estimulador de nervo occipital demanda um tempo de recuperação de 6 semanas e você poderá fazer atividade física leve, como caminhar, diariamente. Siga todas as recomendações do pós-operatório cuidadosamente e procure ajuda médica imediata em caso de fraqueza, dormência, infecção ou inchaço na região do corte e febre.

Quais são os resultados possíveis com a cirurgia?

A estimulação do nervo occipital permite reduzir o nível da dor e oferecer mais qualidade de vida ao paciente. As baterias têm uma boa vida útil, em média 5 a 10 anos nos modelos recarregáveis. Será necessária uma visita ao neurocirurgião especialista em dor anualmente, para verificar as configurações do dispositivo e o nível da bateria ainda disponível para garantir seu bom funcionamento.

O Dr. Anselmo Boa Sorte é neurocirurgião especialista em dor. Um médico especialista em medicina da dor possui uma compreensão altamente especializada do diagnóstico e tratamento de dores crônicas. Ele utiliza uma abordagem de tratamento de “pessoa como um todo”, recorrendo a uma ampla gama de tratamentos para garantir que os problemas individuais de um paciente com dor sejam abordados.

O Dr. Anselmo Boa Sorte realiza o tratamento de dor crônica de cabeça, de acordo com uma avaliação muito cuidadosa das necessidades do paciente. Ele também trabalha com a Estimulação de Nervo Occipital para o tratamento de cefaleia e enxaqueca. Entre em contato e agende a sua consulta!