Existem diversos recursos para tratamento da dor que podem ser cirúrgicos ou conservadores, como é o caso do Bloqueio de Nervos ou infiltração. Ambos os nomes são sinônimos e abordam a técnica de injeção medicamentosa, visando o controle de dores relacionadas à compressão de nervos. Saiba mais sobre o assunto acompanhando o conteúdo a seguir!
O que é infiltração ou Bloqueio da Dor?
A infiltração ou Bloqueio da Dor é uma técnica minimamente invasiva de injeção de analgésicos, corticoides e substâncias neurológicas em locais específicos para o controle de quadros como a dor crônica. É uma modalidade de tratamento conservador aplicada em contextos de dor gerada por compressão nervosa. O tratamento apresenta bons resultados para patologias como hérnia de disco e dor lombar crônica.
Os corticosteroides apresentam uma ação anti-inflamatória e é usado também um anestésico local, para que não haja dor durante a aplicação. Pode ou não ser necessário o uso de contraste, para uma melhor visualização do ponto de aplicação.
Quais são as principais indicações do Bloqueio da Dor?
Normalmente, o BLOQUEIO DA DOR ou infiltração é utilizado quando há refratariedade aos tratamentos não invasivos, como a fisioterapia, analgésicos e reabilitação. Em caso de diagnósticos pouco claros após a realização de exames, a infiltração pode ser realizada como um teste para identificar qual a real patologia que afeta o paciente.
Quais são os benefícios do Bloqueio da Dor ou infiltração?
O bloqueio da dor ou infiltração é um procedimento pouco invasivo, que pode provocar melhora da dor com mais rapidez, pois o efeito é previsto em 10 a 15 dias. Ela pode contribuir muito para que o paciente realize os procedimentos de reabilitação, caso seja indicado para o quadro. Destacamos que o bloqueio da dor pode ser um paliativo ou ser resolutivo definitivamente em casos de compressão nervosa aguda.
Quais são os riscos do Bloqueio da Dor?
Pessoas diabéticas podem ter uma elevação de glicemia com a infiltração. As complicações como infecções ou danos neurológicos são bastante raras. Além disso, pode ser que o bloqueio da dor não tenha o efeito desejado, ou seja, o controle da dor seja insuficiente para as necessidades do quadro.
Quais são os cuidados ao fazer infiltração?
A infiltração é realizada com sedação, assim, o paciente não vai sentir dor. A liberação do paciente acontece 2 horas após a aplicação, sendo necessário manter repouso relativo por 24 horas. Siga todas as recomendações médicas e só retome a atividade física de acordo com o indicado pelo neurocirurgião.
O bloqueio da dor ou infiltração é um procedimento seguro e que apresenta bons resultados, sendo utilizado no tratamento de uma série de patologias, como dor oncológica, dor em membro fantasma, lesão e avulsão do plexo braquial, dor pós herpes-zóster, dor neuropática, hérnia de disco, distrofia e síndrome da dor regional complexa.